Com o crescente desenvolvimento tecnológico no mundo atual, podemos notar claramente no quanto o comportamento dos consumidores mudou. Através de aparelhos e dispositivos cada vez mais modernos e práticos, é possível realizar pesquisas, contratar serviços, adquirir produtos ou se relacionar no meio social com apenas um clique.
Por essa mudança de comportamento, as empresas estão digitalizando seus serviços, a fim de conquistar novos públicos no meio digital. Se tratando de sindicatos, não é diferente.
Pela necessidade de propagar informações e processos relacionados ao mundo trabalhista de forma prática e eficiente, o uso do marketing digital pode ser uma excelente ferramenta para aproximar cada vez mais os sindicatos com seus associados.
Quer saber como? Então, leia o post até o final e conheça 3 motivos para sindicatos adotarem as estratégias do marketing digital em suas atividades.
Marketing digital: o que é e qual a sua importância?
Antes de tudo, podemos definir que o marketing digital nada mais é do que uma forma no qual empresas e negócios satisfazem desejos e necessidades através da criação e propagação de serviços ou produtos com excelente valor para o público digital.
Em outras palavras, o marketing digital dispõe de ferramentas capazes de alcançar usuários para tirar dúvidas, convertê-los e se relacionar continuamente com eles.
Assim, utilizando os principais canais de comunicação na atualidade — blogs, sites, e-mail, mídias sociais, entre outros — os sindicatos tentam solucionar dúvidas e desejos de clientes e associados.
Em troca disso, os usuários percebem a autenticidade do sindicato e buscam se relacionar com a marca continuamente, aumentando a autoridade na internet e conquistando patamares ainda maiores, em relação a concorrência.
De acordo com informações divulgadas pelo G1, o número de pessoas com acesso à internet tem crescido de forma gigantesca a cada ano. Na pesquisa, o número de brasileiros conectados foi de 67% para 70% da população em 2019, o que revela mais de 126,9 milhões de pessoas conectadas diariamente.
Portanto, podemos entender que o marketing digital é uma estratégia para acompanhar o novo comportamento e as novas tendências de consumo das pessoas. A internet está cada vez mais acessível, tornando a comunicação mais enxuta e a informação mais clara.
Principais estratégias e ferramentas do marketing digital para sindicatos
Como dito acima, o marketing digital oferece diversas estratégias para quaisquer tipos de objetivos. Se tratando do sindicato, cujo foco precisa estar centrado na atração e divulgação de informações relevantes ao mundo trabalhista, confira algumas ferramentas cruciais do marketing digital para esse quesito:
1. Criação um blog otimizado
Em geral, uma das formas de atrair a atenção do público digital, especialmente para sindicatos, é a propagação de conteúdos informativos. Empresas que investem em marketing digital percebem a necessidade constante de se relacionar com o público através da criação de conteúdos, para que possam tirar dúvidas, agregar conhecimento e a oferecer soluções e processos mais eficientes.
Além disso, é muito importante que os textos estejam otimizados para SEO. Isso faz com que seu site sempre esteja entre as primeiras posições nos motores de busca, como o Google.
Assim, quando algum usuário pesquisar sobre assuntos relacionados a processos sindicais, seus conteúdos estarão mais visíveis para o público, aumentando o número de visitas e, consequentemente, a um maior engajamento e fidelização de associados.
2. Invista em e-mail marketing
Não menos importante do que a estratégia da criação de um blog para disseminar conteúdos de valor, o e-mail marketing também contribui de forma positiva para a autoridade de marca.
Nesse quesito, você pode criar páginas de captura oferecendo informações relevantes ou a disponibilização gratuita de um e-book para download, por exemplo. Em troca disso, o usuário deixa o e-mail para contato.
Quando sua lista de e-mails estiver grande, você pode disparar conteúdos automáticos na caixa de entrada de seus clientes, oferecendo informações importantes, newsletter, boletins informativos, entre outros formatos interessantes para gerar envolvimento.
3. Faça anúncios
Caso você não esteja por dentro das funcionalidades e benefícios do tráfego pago, saiba que os anúncios na internet são um dos meios mais eficientes para conquistar clientes e gerar conversões.
Isso ocorre por que o Google Ads possui algoritmos inteligentes, e quando as empresas criam anúncios, os mesmos são direcionados a pessoas que estejam interessadas ou estejam pesquisando sobre um assunto no Google que é exatamente o que o seu sindicato oferece.
De forma prática, digamos que um trabalhador esteja buscando mais informações sobre a reforma trabalhista ou algum incidente organizacional importante.
Já que o seu sindicato trata desse tipo de informação, seu anúncio irá chegar nesse usuário, fazendo com que o mesmo conheça seu site, blog, canal ou página e entre em contato com você para tirar mais dúvidas e, consequentemente, se tornar um associado.
3 motivos para você investir em marketing digital no seu sindicato hoje mesmo
1. Informação mais centralizada
Como bem sabemos, os sindicatos são um dos meios mais importantes quando o objetivo é propor a estabilização entre funcionários e empresas. Contudo, o desconhecimento de sua atuação e função no mercado pode tornar essa relação muito mais burocrática, fazendo com que os colaboradores não se atenham aos seus direitos.
Entretanto, com as ferramentas do marketing digital aplicadas em seu sindicato, as informações e suporte estarão muito mais acessíveis e fáceis de serem encontradas, contribuindo com os direitos dos trabalhadores um relacionamento/fidelização mais duradouro.
2. Redução de custos
Por estarmos nos referindo às ferramentas digitais, os custos internos tornam-se muito mais sustentáveis, uma vez que a digitalização dos serviços contribui com a redução de maquinário, capital humano, infraestrutura e outros itens rotineiros de um sindicato tradicional. Quanto mais digital o seu sindicato for, mais escalável e sustentável ele se tornará para o seu bolso.
3. Competitividade
O objetivo de todo negócio no mercado, é sair na frente da concorrência. Se tratando de sindicatos, que são muitos para competir entre si, não é diferente.
Contudo, devido a utilização do marketing digital e suas estratégias de alcance, ranqueamento e autoridade de marca, seu sindicato torna-se muito mais competitivo, uma vez que os associados sentem-se mais seguros com órgãos que acompanham as tendências tecnológicas.
Gostou desse artigo? Agora que você já conhece os principais motivos para aderir ao marketing digital, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar o seu sindicato a crescer muito mais.