Quando se trata de realizar comunicação interna, a forma como você se comunica é tão essencial quanto a própria mensagem que se tem a passar para os indivíduos que convivem consigo naquele espaço.
Isso porque a cultura da sua entidade – bem como seus objetivos, valores e prática – precisa ser transmitida de forma eficaz, a fim de fazer com que os envolvidos possam entendê-la e agir de acordo com ela.
Portanto, é essencial que você possa se concentrar não apenas no que a sua entidade está comunicando, mas também em como está comunicando. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas de sucesso que a sua entidade pode seguir e, claro, as principais sugestões para colocá-las em prática.
Acredite, esta é hora de implementar novas metodologias que podem alavancar a sua tática de comunicação interna e ainda manter a sua equipe envolvida e motivada. Confira:
Crie estratégias e planeje a comunicação
Pense consigo: o que você deseja que a comunicação interna faça pela sua entidade? O que precisa ser melhorado neste processo? Em quanto tempo você gostaria de realizar este objetivo?
Antes de mais nada, use estas respostas para criar uma estratégia e um plano de comunicação interna que seja bem formulado e o ajude a se manter no caminho certo.
Aqui, planejar cada etapa é uma maneira de tornar as suas ações mais eficientes e, desta maneira, alcançar o sucesso. Ou, na pior das hipóteses, você terá, ao menos, um bom plano de partida para saber por onde começar.
Use as ferramentas de comunicação certas
Todos os envolvidos com a entidade estão ocupados com seus próprios afazeres, não é verdade? Por isso, a última coisa que precisam é de um sistema de comunicação interna que seja incômodo ou, até mesmo, cheio de atrito.
Felizmente, o foco crescente em desenvolver melhores práticas trouxe vários programas de software que ajudam a tornar esta comunicação mais simples e mais leve para todos, garantindo que a equipe participe e fique satisfeita.
Para isso, você pode lançar mão de ferramentas como um software de bate-papo da empresa ou tecnologias de nuvem, que ajudam a compartilhar calendários, documentos e informes.
Invista em comunicação visual
Quando bem feitos, os projetos visuais transmitem informações de uma maneira fácil de digerir e ainda conseguem manter uma impressão mais duradoura do que se fossem em formato de texto.
Por isso, em vez de imprimir pôsteres com uma lista ou parágrafos longos sobre o que quer informar, a recomendação é investir em TVs internas, utilizando-as para exibir mensagens visuais de maneira frequente e rotativa.
Dessa maneira, ao informar sua equipe neste telão sobre anúncios da entidade, metas alcançadas e até levar citações motivacionais pode inspirar a todos e fazer a diferença.
Forneça canais para feedback e ideias
A sua melhor arma secreta para construir uma boa comunicação interna dentro da entidade é ter um feedback aberto e honesto. Por isso, permita que cada membro da equipe contribua, sendo todos vitais para a sobrevivência e também para o sucesso da organização.
Assim sendo, certifique-se de que está fornecendo canais para que os envolvidos possam dar não apenas um feedback, como também compartilhar ideias. Isso pode ser em um fórum, um canal designado no software de bate-papo da empresa, um quadro branco no local de trabalho ou onde preferir.
O importante é fazer com que essas ideias brilhantes e críticas úteis não sejam perdidas.
Não informe apenas, inspire ações
Em primeiro lugar, é necessário informar sua equipe e isso é certo. No entanto, as suas práticas de comunicação interna também devem ser capazes de envolver, motivar e inspirar a sua equipe para ir além, dando origem a ações que possam trazer ainda melhores resultados para a entidade.
Por isso, inclua apelos à ação nas mensagens; compartilhe citações motivacionais, bem como a missão e os objetivos da sua empresa; e ofereça recompensa a indivíduos ou equipes por certas realizações. Mantenha-os interessados em vestir a camisa da organização e fazer o bem!
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