A falta de comunicação gera inúmeras dificuldades em todo e qualquer tipo de relação. No caso do trabalho então, pode provocar erros, atrasos e, até mesmo, gerar conflitos desnecessários entre a equipe.

Por isso, é primordial sabermos como passar as informações adiante, bem como descrever projetos, processos, detalhar resultados, entre outros, a fim de evitar maiores problemas.

Um dos métodos mais eficazes para isso é a Comunicação Assertiva, que nada mais é do que o ato de se comunicar diretamente, com clareza de informações, dinamismo e respeito, a fim de obter o retorno positivo esperado.

Quem possui essas características é capaz de esclarecer e defender seus pontos de vista, fazer apresentações atrativas, abordar diversos temas de maneira simples, emitir feedbacks produtivos, gerenciar crises com facilidade, trabalhar em equipes multidisciplinares, entre outras. Ou seja, todas essas competências influenciam diretamente no sucesso profissional e também pessoal dos nossos projetos, reuniões, entrevistas de emprego, vendas, etc.

Resumidamente, a comunicação assertiva está intimamente ligada à maneira como as pessoas se comportam pessoal e profissionalmente, sempre respeitando seus próprios limites e do próximo.

10 dicas para manter a comunicação assertiva

Confira agora 10 dicas de como você pode desenvolver e utilizar a comunicação assertiva em seu dia a dia:

1- Tenha empatia – o ato de saber se colocar no lugar do outro e procurar compreendê-los, são meios de demonstrar respeito, fazendo com que se tornem mais abertos, facilitando o diálogo;

2- Aprenda a interpretar o outro – a expressão corporal diz muito, por isso, é importante saber interpretar esses sinais e o que eles querem dizer;

3- Cuidado com o que fala e como fala – procure ser claro e objetivo, não dê margem para duplo sentido ou interpretações errôneas. Assim,  evita-se que pessoas nos interpretem de maneira totalmente diferente da que tínhamos em mente;

4- Saiba o momento certo de agir – tenha discernimento para analisar e esperar com calma pelo momento certo de se expressar. De nada adianta saber o que dizer se o momento não é propício;

5- Embasamento técnico – faça boas leituras e procure ter domínio da oratória e escrita, isso permite maior capacidade de diálogo e argumentação. Não seja arrogante, saiba ouvir também;

6- Gerencie conflitos – procure soluções que sejam capazes de resolver situações complicadas, ajude colegas, desenvolva conversas calmas e reflexivas, isso melhora significativamente o ambiente de trabalho;

7- Dê feedbacks – retornos claros e diretos, independente de serem construtivos ou não, servem para melhorar as virtudes das pessoas.

8- Aprenda a dizer não – é importante saber como negar alguma coisa que não se pode fazer no momento ou que possa vir a prejudicá-lo de alguma forma caso você aceite fazê-la;

9- Ensaie o que quer dizer – se você não se sente seguro para falar com as pessoas, treine! Isso ajuda a exercitar a oratória e permite que você crie mais confiança e segurança para interagir;

10- Busque sempre evoluir – invista em você, busque se aprimorar cada vez mais para que siga se comunicando bem.

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